Nove dias.

Toda a gente que me conhece sabe que não sou dado a "militâncias". A minha filosofia de vida tende mais para fazer tranquilamente a minha parte do que convencer os outros a mudar. Sempre acreditei em ensinar dando o exemplo: não compro coisas de pele (prefiro outros luxos), sou contra as touradas (apesar de ter crescido entre elas), não como patés, não tenho carro, uso lâmpadas económicas, eu sei lá.

Os meus amigos mais activistas põem vídeos no Facebook de animais a serem torturados, tanto para cosmética como para peles e eu não os vejo. Impressionam-me demasiado e penso "é para os outros, eu estou a fazer a minha parte, não preciso de ver isto".

A verdade é que infelizmente preciso, porque o que estou a fazer claramente não chega.

Hoje o Pedro Alves Martins pôs o link de uma notícia terrível, tão triste. Um pobre urso nadou durante nove dias seguidos porque não conseguia encontrar gelo.

Nove dias.

Nove.

Não consigo imaginar o sofrimento da pobre criatura. E a culpa é minha. Foi a gota de água. Subitamente senti-me furioso, tão furioso que me apeteceu agarrar no mundo pelos colarinhos e gritar-lhe aos ouvidos PÁRA COM ESSA MERDA!

Senti-me impotente, senti-me culpado, senti-me "poucachinho" e chocado. Em apenas cem anos conseguimos dar cabo disto tudo. Dei por mim a pensar que, um dia se tiver filhos, como é que lhes explico que já não há tigres? Que os ursos polares eram lindos, mas morreram todos afogados?

Não sei o que fazer. A sério, não sei. Queixo-me a quem? Faço o quê? Ainda vou a tempo?